Novo Banco: Cinco entidades podem avançar com propostas

Propostas vinculativas para avançar até final de junho.

17 de abril de 2015 às 19:25
novo banco Foto: Ricardo Pereira/Sábado
Partilhar

A segunda fase do processo de venda do Novo Banco terminou esta sexta-feira, tendo sido selecionadas cinco das sete entidades que estavam na corrida para apresentarem propostas vinculativas até ao final de junho, anunciou o Banco de Portugal.

"O Banco de Portugal convidará as entidades selecionadas a apresentarem, até ao final de junho de 2015, propostas vinculativas para aquisição do Novo Banco", lê-se no comunicado do supervisor, que não identifica as instituições em causa.

Pub

O convite será acompanhado do caderno de encargos específico que estabelece o procedimento a seguir nesta terceira fase, no decurso da qual "os candidatos terão acesso a informação mais detalhada sobre o Novo Banco e terão a oportunidade de realizar uma 'due diligence'", realçou a entidade liderada por Carlos Costa.

E acrescentou: "A decisão do Banco de Portugal foi antecedida de um procedimento de audiência prévia, ao abrigo do qual as entidades não selecionadas nos termos de decisão preliminar dispuseram de um período de dez dias úteis para se pronunciarem sobre o sentido dessa decisão".

Pub

Das 17 instituições que participaram na primeira fase e das 15 que foram avalizadas pelo supervisor para passar à segunda fase, apenas sete formalizaram esse interesse, tendo agora o lote de potenciais compradores do Novo Banco baixado para cinco.

A "atratividade da oferta financeira", leia-se, o melhor preço, é o principal critério de escolha entre as propostas que forem apresentadas para a compra da instituição agora liderada por Eduardo Stock da Cunha. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar