Novo 'Star Wars' bateu recordes de receita na estreia
Filme arrecadou 57 milhões de dólares na noite de estreia.
O filme Star Wars: O despertar da força bateu recordes de bilheteira na estreia no mercado norte-americano e está à beira de se tornar num dos maiores filmes de sempre em termos de receitas nas salas de cinema.
O mais recente episódio da saga Star Wars arrecadou 57 milhões de dólares (52 milhões de euros) na noite de estreia nas salas de cinema dos EUA e Canadá, na quinta-feira, batendo o recorde anterior, de 43,5 milhões (39 milhões de euros), que pertencia ao segundo filme da série "Harry Potter", de 2011.
Segundo a Disney, a produtora do filme, atendendo aos números já apurados das vendas de bilhetes de sexta-feira, tudo aponta para um total de 100 milhões de dólares (92 milhões de euros) em 24 horas, o que será um novo recorde na indústria.
O filme da série Harry Potter de 2011 somou, no primeiro dia de exibição, 91 milhões de dólares (83 milhões de euros) nas bilheteiras dos EUA e do Canadá.
Receitas de 130 milhões de dólares
Star Wars: O despertar da força estreou esta semana em diversos países, incluindo Portugal, e desde as primeiras exibições, na quarta-feira, já conseguiu receitas de bilheteira de pelo menos 130 milhões de dólares (119 milhões de euros), batendo recordes em países como o Reino Unido, Alemanha, Noruega ou Suécia.
A Disney acredita que o filme poderá superar os 200 milhões de dólares (184 milhões de euros) em venda de bilhetes no primeiro fim de semana de exibição e bater mais um recorde, neste caso, o de "Jurassic World" (208,8 milhões de dólares).
O despertar da força, realizado por J.J. Abrams, é o sétimo filme de uma série idealizada pelo realizador norte-americano George Lucas e que se tornou num fenómeno da cultura popular, marcando várias gerações de espectadores ao longo dos últimos quarenta anos.
O filme é também o primeiro desde que os estúdios Disney assumiram os comandos da série, adquirida a George Lucas em 2013 por quatro mil milhões de dólares.
De acordo com o New York Times, a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e uma previsão de 5 mil milhões de dólares por vendas de produtos associados à série. Até 2020 deverão estrear-se quatro novos filmes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt