'O Dia do Juízo' é uma reflexão sobre os tempos que vivemos

Cristina Carvalhal apresenta no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, uma peça de Horváth que nos faz refletir sobre o poder destrutivo das opiniões demasiado rápidas e pouco avisadas.

16 de outubro de 2019 às 17:00
Cristina Carvalhal Foto: Liliana Pereira
Cristina Carvalhal dirige Eduardo Frazão, Carlos Malvarez, Cucha Carvalheiro e Júlia Valente Foto: Liliana Pereira
Cristina Carvalhal com Sérgio Delgado Foto: Liliana Pereira
Paulo Pinto e Manuela Couto Foto: Liliana Pereira
Júlia Valente e Eduardo Frazão Foto: Liliana Pereira

1/5

Partilhar

Cristina Carvalhal leu uma peça que fala sobre a responsabilidade individual num mundo que é de todos e da forma tantas vezes apressada como fazemos julgamentos uns sobre os outros. E não mais a largou. ‘O Dia do Juízo’, de Ödön von Horváth (1901-1938) , estreou na passada quinta-feira, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, e oferece-se como uma reflexão sobre os tempos que vivemos.

A história da peça é simples. Há um chefe de estação – o único funcionário de uma pequena estação de comboios da província – que, um dia, falha um sinal. Ou se acredita que falhou um sinal. Há um acidente e pessoas que morrem. E de herói, o homem passa a proscrito. De um dia para o outro.

Pub

"A peça foi escrita em 1937, em plena ascensão do nazismo na Alemanha, e dá conta da forma ligeira como as massas aderiram àquela loucura coletiva que foi lançada no país pelo Hitler", diz a encenadora. "Pois a mim sugeriu-me os nossos dias, quando todos vivemos online, quando as redes sociais fazem e desfazem reputações, constroem e destroem vidas. As pessoas dizem uma coisa hoje, outra coisa amanhã – mas está tudo bem, porque se vive assim. De forma superficial."

Elenco diverso

Cristina Carvalhal diz que foi fácil encontrar os atores que dão voz às palavras de Horváth. Entre cúmplices habituais e caras novas. "Gosto de fazer essa mistura: atores com quem já tenho entendimento, e pessoas de fora, que refrescam", diz. "A personagem mais jovem foi entregue a uma atriz que saiu agora do Conservatório e fez casting (Júlia Valente)."

Pub

FICHA

‘O Dia do Juízo’

Texto: Ödön von Horváth

Pub

Encenação: Cristina Carvalhal

Assistente de encenação: Sara Carinhas

Interpretação: Carlos Malvarez, Cucha Carvalheiro, Eduardo Frazão, Ivo Alexandre, Júlia Valente, Manuela Couto, Paulo Pinto, Pedro Lacerda

Pub

Cenário e figurinos: Ana Limpinho e Maria João Castelo

Música: Sérgio Delgado

Luz: José Álvaro Correia

Pub

Vídeo: Pedro Filipe Marques

Interpretação em vídeo: Gracinda Nave, Isac Graça, Sara Carinhas

Em cena: de 10 a 20 de outubro

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar