'O Nordeste Transmontano' mostra o melhor dos pratos tradicionais de Gaia

Cozinha de raiz nortenha oferece sabores típicos.

07 de março de 2019 às 20:13
Carta inclui petiscos deliciosos como o rodeão na brasa e o butelo cozido Foto: Nuno Fonseca / Movephoto
Partilhar

A deliciosa posta à mirandesa, o rodeão de costela mendinha na brasa com um corte fino ou o butelo (chouriço de ossos) cozido com feijão são apenas alguns dos sabores típicos de Trás-os-Montes que O Nordeste Transmontano oferece aos visitantes. O espaço, num lugar calmo e com estacionamento próprio, em Vilar do Paraíso, conta mais de três décadas de cozinha nortenha.

O restaurante foi fundado, em 1988, por um casal de Macedo de Cavaleiros: João Oliveira, hoje com 56 anos, e Beatriz Oliveira, de 52. Foi dos primeiros do País a dar a conhecer a posta à mirandesa fora do extremo nortenho. Ganhou fama em meados da década de 90 e foi crescendo em tamanho até atingir os 280 lugares de que dispõe atualmente. Mas mantém o cariz tradicional de um restaurante de sabores típicos. "Oferecemos uma cozinha de raiz transmontana, com tradição", diz o filho do casal, João, como o pai, e que divide hoje as rédeas da gestão.

Pub

Uma refeição n’O Nordeste Transmontano não pode iniciar sem as deliciosas entradas. Da carta, além dos pratos do dia, constam petiscos como bacalhau à lagareiro, tripas à moda do Porto ou feijoada transmontana. É um espaço acolhedor para estar e degustar.

Ficha

O NORDESTE TRANSMONTANO

Rua da Rasa, 834, Vila Nova de Gaia

Telefone

Pub

Preço médio

Horário

Encerra à terça-feira

Pub

Cartões Sim

Fumadores Não

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar