Óculos de sol criados em Viana fazem sucesso mundial

Marca é usada por Cristiano Ronaldo, Raúl Meireles e Spike Lee.

07 de novembro de 2016 às 15:32
Viana do Castelo, Pedro Silva, atleta do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, Bournemouth, Inglaterra, Raul Meireles, Spike Lee, Richie Hawtin, Juan Atkins, Kevin Saunderson, Diane Pernet, Nichole Mitchell, Vanesa Lourenzo, New Comer, Suíça, Universidade do Minho, VAVA Eyewear, economia, negócios e finanças, Informação sobre empresas Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Uma marca de óculos de sol de luxo, criada numa oficina de inovação de Viana do Castelo e usada por personalidades internacionais da moda, música e futebol, prevê duplicar em 2017 os 300 mil euros faturados em 2015.

Em declarações hoje à agência Lusa, o fundador da empresa e criador da linha de luxo lançada no mercado em junho de 2014, Pedro Silva, disse que "atualmente a marca está presente em mais de 30 países" reconhecendo que o negócio "ganhou dimensão" com as personalidades mundiais que foi conquistando, destacando o melhor jogador do mundo e atleta do Real Madrid, Cristiano Ronaldo.

Pub

Apontou ainda com exemplos de outros apreciadores daquela linha o jogador português do Bournemouth, de Inglaterra, Raul Meireles, o cineasta, produtor e ator norte-americano Spike Lee, o DJ de música eletrónica Richie Hawtin, o músico norte-americano Juan Atkins, o produtor de música eletrónica Kevin Saunderson, a 'blogger' de moda norte-americana Diane Pernet, a compositora de jazz Nichole Mitchell e a modelo e desenhadora de moda Vanesa Lourenzo.

"O posicionamento pretendido no segmento de luxo tem sido alcançado e hoje temos presença consolidada nas principais capitais mundiais. O reconhecimento da qualidade do projeto resultou na obtenção da medalha de prata "New Comer of the Year", em 2014, pela organização Suíça "Hall of Frames", afirmou o empresário de 43 anos, natural de Viana do Castelo.

Segundo o engenheiro de produção têxtil e de vestuário, formado pela Universidade do Minho (UM) o preço de cada exemplar varia entre os 430 euros e os 600 euros.

Pub

A empresa é constituída "por seis pessoas, três trabalhadores na sede instalada no Bic Minho de Viana do Castelo, duas em Berlim, na Alemanha e uma em Itália e agentes nos mercados onde a marca não opera diretamente".

Este mês vai lançar "novos modelos óticos" depois de "nos primeiros dois anos" a empresa se ter "focado prioritariamente na linha de sol".

Segundo Pedro Silva, a empresa já colocou no mercado três modelos em colaboração com o artista Juan Atkins e outra, uma edição limitada de 200 óculos, com o 'designer' de moda canadiano Rad Hourani.

Pub

"Para 2017 já temos acordada outra colaboração", adiantou o responsável pela 'start up' criada na capital do Alto Minho.

O conceito dos óculos da VAVA Eyewear "100% recicláveis" resultou "dos mais de 15 anos de experiência" do criador no mundo da moda, onde Pedro Siva disse ter "desenvolvido a carreira internacional ao trabalhar como gestor em marcas como a Hugo Boss na Alemanha, a Zara, em Espanha e na China, a Mephisto em França e mais recentemente VF Corporation, na Suíça e em Itália".

"Sempre fui um grande fã de óculos", referiu, garantindo tratar-se de uma marca "com 'look' sofisticado e contemporâneo, subtilmente futurista, conceptual e intemporal, sem nunca comprometer o perfecionismo, atenção ao detalhe e grande qualidade".

Pub

O "corpo" dos óculos é composto por placas de acetato celulósico, as lentes são de cristal e as dobradiças em alumínio aeroespacial.

"Isto diferencia-nos claramente da maioria das marcas, as quais recorrem ao uso de acessórios metálicos estandardizados, básicos e cuja qualidade nem sempre é a melhor", sustentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar