Operação 'Guita Fácil': PJ detém nove jovens por burlas e extorsão a empresas estrangeiras

Faziam-se passar por fornecedores, conseguiram desviar mais de 250 mil euros.

04 de fevereiro de 2026 às 10:42
Operação da PJ desmantelou rede organizada de burlões
Partilhar

A Polícia Judiciária desmantelou uma rede organizada de burlões que em apenas dois meses conseguiu desviar 250 mil euros de empresas estrangeiras através do método 'CEO Fraud'.

Na prática, replicavam os endereços de correio eletrónico de fornecedores reais, que solicitavam o pagamento de faturas em dívida, para contas bancárias domiciliadas em Portugal e angariadas pelos suspeitos.

Pub

Nove pessoas, entre os 21 e os 26 anos, foram detidas na terça-feira por elementos da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica. Estão indiciadas por branqueamento de capitais, burla qualificada, falsidade informática e extorsão. Os crimes foram cometidos entre agosto e setembro de 2024, período em que o grupo angariou várias pessoas com a finalidade de cederem as suas próprias contas bancárias para recebimento de valores provenientes de burlas, mediante contrapartidas.

Num dos casos, adianta PJ em comunicado, os suspeitos constrangeram uma das vítimas a entregar-lhes valores monetários e outros bens, sob ameaça de violência física.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar