Parlamento aprova reagendamento de visita do Presidente da República a Madrid

Visita foi adiada por decisão conjunta de Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei de Espanha devido à tempestade Leonardo.

13 de fevereiro de 2026 às 14:58
Marcelo Rebelo de Sousa Foto: Paulo Calado
Partilhar

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, o reagendamento para 19 e 20 de fevereiro da visita do Presidente da República a Madrid, adiada por decisão conjunta com o Rei de Espanha devido à tempestade Leonardo.

Na semana passada, Marcelo Rebelo de Sousa começou por encurtar a sua visita a Espanha, inicialmente prevista para entre quinta e sexta-feira, devido à situação de calamidade declarada depois da passagem da tempestade Kristin por Portugal continental, tendo-se deslocado aos lugares mais afetados.

Pub

Perante os efeitos da tempestade Leonardo, na quinta-feira da semana passada, a Presidência da República divulgou que Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei Felipe VI "realizaram uma conversa telefónica e decidiram, com a concordância dos governos da Espanha e de Portugal, suspender a visita" que estava prevista para o dia seguinte "e procurar uma nova data".

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Vaticano e Espanha para primeiros destinos das suas visitas ao estrangeiro, no início de cada um dos seus dois mandatos, e também para as suas últimas visitas oficiais antes de cessar funções, em 9 de março.

O chefe de Estado já tinha, antes, adiado esta sua visita de despedida a Madrid, que esteve agendada para dezembro, por ter sido inesperadamente operado a uma hérnia abdominal, o que o obrigou a ficar um período em recuperação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar