Sismo de 5,9 de magnitude faz 15 mortos e mais de 300 feridos no Haiti
Casas foram destruídas e número de vítimas mortais poderá voltar a subir.
Voltou a subir o número de vítimas mortais e feridos do terremoto que atingiu, este sábado, o Haiti. São agora 15 mortos e 300 feridos.
As agências de resgate não têm mãos a medir para ajudar as cidades empobrecidas que foram atingidas pelo abalo, avança a agência Reuters.
No último balanço, que avançava 14 mortos e 100 feridos, as autoridades locais disseram que pelo menos oito pessoas tinham morrido em Port-de-Paix, na costa norte, perto do epicentro do terremoto de magnitude 5,9, que atingiu 11,7 quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Quatro outras pessoas morreram dentro e nos arredores da cidade de Gros-Morne, mais ao sul, incluindo uma mulher que morreu de um ataque cardíaco sofrido após o terremoto.
Outra das vítimas morreu no desabamento de uma casa e outra pessoa em Saint-Louis-du-Nord.
O presidente Jovenel Moise pediu que as pessoas permanecessem calmas e disse no Twitter que ordenou que "todos os recursos da república" fossem direcionados para ajudar nos esforços de recuperação.
Algumas das casas próximas do epicentro do terramoto foram completamente destruídas pelo abalo.
A Proteção Civil local disse este domingo que pelo menos 135 pessoas estavam a ser tratadas com vários ferimentos.
O abalo foi um dos mais fortes a atingir o Haiti desde o terremoto de magnitude 7,0 ocorrido perto da capital, Porto Príncipe, em 2010. Nesse ano, dezenas de milhares de pessoas morreram vítimas do terremoto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt