Petroleiro já está a ser rebocado
Navio chega a Setúbal esta segunda-feira ao final do dia.
O petroleiro encalhado desde sábado junto à marina de Cascais, em Lisboa, já está a ser rebocado até Setúbal, onde chegará segunda-feira ao final do dia, revelou o Capitão do Porto de Cascais.
Em declarações à Lusa, o comandante Mário Fonte Domingues explicou que a operação começou no sábado, quando foi dado o alerta, e retomada este domingo por volta das 14h30.
Às 15h30, sete rebocadores conseguiram começar a arrastar o petroleiro, que às 16h00 ainda se encontrava ao largo da Baia de Cascais.
"O navio já está desencalhado, está ao largo da Baia de Cascais, na zona do Fundidor Sul, a estabelecer o reboque definitivo com vista a ser rebocado para Setúbal, onde chegará ao final do dia de amanhã", explicou à Lusa o comandante Mário Fonte Domingues.
A operação de resgate começou no sábado. Entretanto, "a passagem de cabos de reboque com vista ao desencalhe ao navio em si, começou (este domingo) às 14h30", explicou o comandante, acrescentando que "o navio, até desencalhar, demora algum tempo, porque tem de ser arrastado pelo fundo".
Nesta operação estiveram envolvidos "sete rebocadores, meios do combate à poluição da Autoridade Marítima e da Administração do Porto Lisboa (APL), um piloto da APL a coordenar a operação de reboque e a Estação de Salva-vidas de Cascais", enumerou.
No total, resumiu o responsável, estiveram envolvidos 50 elementos da Autoridade Marítima e um piloto e oficiais de coordenação em terra da APL, que acompanharam toda a operação ao longo dos dois dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt