Petrolífera chinesa CNOOC inicia novo projeto offshore no Mar do Sul da China
Projeto está localizado numa região estratégica marcada por disputas territoriais entre Pequim e vários países do sudeste asiático.
A petrolífera estatal chinesa CNOOC anunciou esta segunda-feira o início da produção num novo projeto no mar do Sul da China, região estratégica marcada por disputas territoriais entre Pequim e vários países do sudeste asiático.
Em comunicado publicado no portal oficial, a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) indicou que o projeto está localizado em águas pouco profundas da bacia da foz do rio das Pérolas, no norte do mar do Sul da China.
O plano prevê a entrada em operação de dez poços e a empresa estima atingir, em 2026, uma produção de cerca de 18.000 barris de crude leve por dia.
A nova plataforma Xijiang 24-7, construída especificamente para este projeto, é descrita pela CNOOC como a "primeira plataforma 'offshore' não tripulada da China destinada à exportação de misturas de petróleo, gás e água com arrefecimento a alta temperatura".
Segundo a empresa, o sistema térmico inovador incorporado "reduz o impacto das altas temperaturas nos oleodutos submarinos, garantindo uma produção estável e contínua do campo petrolífero". A CNOOC detém 100% dos direitos do projeto e é também a operadora.
O Mar do Sul da China é uma das zonas mais sensíveis da região Ásia-Pacífico, por onde circula cerca de 30% do comércio marítimo mundial e que possui abundantes recursos pesqueiros e potenciais reservas de hidrocarbonetos.
Pequim reivindica a soberania sobre praticamente toda a área, em conflito com os interesses de países como Filipinas, Vietname ou Malásia, numa disputa que tem gerado tensões diplomáticas e militares crescentes nos últimos anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt