PM espanhol vai à Galiza visitar zonas afetadas pelos incêndios

Região tem 16 locais com núcleos habitacionais em risco devido aos fogos em várias zonas.

16 de outubro de 2017 às 10:41
Incêndios na Galiza Foto: Direitos Reservados
Incêndios na Galiza Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou que se desloca esta segunda-feira à região autónoma da Galiza para visitar as zonas afetadas pelos incêndios, que já causaram quatro mortos, e recolher informação sobre os trabalhos de extinção dos fogos.

"Vou deslocar-me à Galiza. Solidariedade de toda a Espanha e coordenação leal para vencer o fogo e ajudar a população", disse Mariano Rajoy, numa mensagem na rede social Twitter.

Pub

O chefe do executivo tinha previsto inicialmente participar na habitual reunião de segunda-feira do Comité de direção do Partido Popular (direita), mas alterou a agenda devido à situação naquela comunidade autónoma, onde se registaram cerca de 150 incêndios desde sexta-feira passada.

Hoje de manhã, a Galiza tinha 16 locais com núcleos habitacionais em risco devido aos fogos em várias zonas.

Pub

O presidente da Junta da Galiza descreveu ao final da noite de domingo como complexa a situação naquela região espanhola devido a uma "atividade incendiária homicida", seca persistente e descontrolo dos incêndios em Portugal, que "saltaram o [rio] Minho" pela primeira vez.

Alberto Núñez Feijóo disse que transmitiu à ministra da Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, Isabel García Tejerina, a sua preocupação por Portugal não conseguir apagar os seus incêndios e os fogos com origem em território português estarem a entrar na Galiza.

"Pela primeira vez, vemos como os fogos saltam o rio Minho e incendiavam As Neves, Salvaterra [do Miño], Porriño e outros lugares limítrofes", afirmou o presidente da Junta da Galiza, citado pela agência espanhola EFE.

Pub

O Governo português anunciou no domingo que acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos, mas que Espanha não pôde responder ao pedido de ajuda por causa dos incêndios na zona da Galiza.

O Governo espanhol mobilizou 29 meios aéros e quatro brigadas de reforço para combater os incêndios florestais que afetam a Galiza, Castela e Leão e as Astúrias.

PM espanhol preside a minuto de silêncio em memória das vítimas mortais dos incêndios

Pub

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, presidiu hoje ao meio-dia (11h00 em Lisboa), no exterior do comissariado da polícia de Vigo, na Galiza, ao minuto de silêncio feito em memória das quatro vítimas mortais dos incêndios florestais que lavram na região.

Rajoy estava acompanhado pelo presidente da Junta (Governo regional), Alberto Núnez Feijóo; o vice-presidente, Alfonso Rueda; o presidente da câmara municipal de Vigo, Abel Caballero; o delegado do Governo na Galiza, Santiago Villanueva; e ainda por membros das autoridades locais.

Segundo a agência espanhola EFE, cerca de meia centena de pessoas presentes (funcionários da polícia e cidadãos) aplaudiram no final da homenagem.

Pub

O presidente do Governo espanhol, que nasceu na Galiza, tinha previsto em seguida visitar o centro de controlo do dispositivo de luta contra os incêndios que está instalado em Pazos de Borbén, na província galega de Pontevedra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar