MNE chinês destaca "rápido desenvolvimento nas relações" com Portugal
António Costa visita nos próximos dias a China.
A China considerou esta quinta-feira que as suas relações com Portugal "atravessam um período de rápido desenvolvimento", saudando a anunciada visita do primeiro-ministro português como uma oportunidade para "realizar uma troca de opiniões".
António Costa inicia no sábado, em Pequim, uma visita oficial de cinco dias à China, com passagens por Xangai e Macau, tendo uma agenda institucional que inclui uma reunião com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o gabinete do porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros enalteceu o "progresso estável" nas relações entre os dois países, desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1979.
Portugal e China "resolverem de forma apropriada a questão de Macau, via negociações amigáveis", destacou a mesma nota, numa referência à transferência de Macau para a administração chinesa, em dezembro de 1999.
"E, nos últimos anos, as relações registaram um rápido desenvolvimento, com frequentes visitas e intercâmbios, de parte a parte, reforço da confiança política e proteção dos interesses mútuos", acrescentou.
Em áreas como comércio, investimento, energia, oceano, educação, cultura ou o setor financeiro, "a cooperação entre os dois países é cada vez mais forte", apontou ainda o MNE chinês.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt