Três extremistas islâmicos abatidos no Bangladesh

Polícia apanhou um dos responsáveis pelo atentado em Daca.

27 de agosto de 2016 às 06:21
Bangladesh, Daca, política, distúrbios, guerras e conflitos, crime, lei e justiça, Estado Islâmico Foto: Reuters
Partilhar

A polícia do Bangladesh anunciou este sábado que abateu três presumíveis extremistas islâmicos perto da capital, Daca.

A polícia indicou que foi lançada uma operação a um esconderijo dos militantes nos subúrbios de Daca, na qual foram mortos a tiro três extremistas islâmicos, possivelmente incluindo o alegado 'cérebro' de um ataque perpetrado contra um café, no mês passado, que resultou na morte de 22 reféns.

Pub

Entre os mortos está "muito provavelmente" Tamim Chowdhury, que tem dupla nacionalidade (do Canadá e do Bangladesh), apontado pelas autoridades como um dos mentores do ataque, segundo indicou Sanwar Hossain, alto responsável da polícia, à agência AFP.

Chowdhury chegou ao Bangladesh, procedente do Canadá, há três anos e desde então dirigia e financiava uma campanha de radicalização de jovens muçulmanos, segundo indicaram anteriormente fontes próximas do inquérito em curso citadas pela agência noticiosa francesa.

Pub

Com cerca de 30 anos, Chowdhury é suspeito de dirigir uma fação do Jamayetul Mujahideen Bangladesh (JMB), um grupo islamita local proibido e acusado de matar dezenas de estrangeiros ou membros de minorias religiosas.

O Daesh reivindicou o massacre de Daca e publicou imagens da carnificina antes da entrada da polícia, mas as autoridades do Bangladesh negam a presença de qualquer grupo islamita internacional no país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar