Polícia suspenso por agressão no tribunal de Almada

Câmaras revelaram violência ao contrário do expediente feito pelo agente.

08 de maio de 2025 às 01:30
Autoridades investigam situação de violência no interior do Tribunal de Almada Foto: Luis Manuel Neves
Partilhar

Um agente da PSP de Almada está a ser investigado por agressão a um jovem no interior do tribunal de Almada. O polícia, que tem mais de 20 anos de serviço, já foi suspenso preventivamente de funções e arrisca ser julgado por crimes de abuso de autoridade, ofensas à integridade física e sequestro, bem como falsificação por ter elaborado o expediente da ocorrência com factos que não ocorreram.

Segundo o CM apurou, o caso ocorreu no final de fevereiro, quando vários arguidos aguardavam numa área comum do tribunal para serem julgados em processo sumário e um deles acabou por ser manietado violentamente por um agente da PSP. A situação terá sido filmada pelas câmaras do tribunal, mas o expediente feito na PSP de Almada nada relatava sobre esse momento.

Pub

Após queixa, o agente foi detido e ouvido em primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de suspensão imediata de funções. "Paralelamente, foi igualmente instaurado internamente um processo disciplinar relativo ao agente em causa", adianta a PSP, escusando-se a dar mais detalhes sobre o caso, por estar "a ser devidamente investigado pelas instâncias judiciais competentes" e por o processo estar em segredo de justiça. O mesmo agente já foi investigado por furtos durante serviços remunerados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar