Portugal único com pleno na fase de grupos
A selecção portuguesa de futebol tornou-se este domingo a única que ultrapassou a fase de grupos em todas as presenças na fase final do Europeu, estatuto que partilhava precisamente com a Holanda, que hoje afastou (2-1).
Desde que, a partir de 1984, passaram a seguir em frente os dois primeiros classificados de cada agrupamento - dois grupos até 1992 e quatro depois de 1996 -, só Portugal conta por apuramentos as presenças, num total de seis.
A formação das quinas passou a fase de grupos em 1984, 1996, 2000, 2004, 2008 e na presente edição, num ciclo em que apenas falhou o apuramento para a fase final em 1988 e 1992.
RFA e Roménia (1984), Dinamarca e Turquia (1996), Inglaterra e Alemanha (2000), Espanha e Rússia (2004), República Checa e Suíça (2008) e Holanda e Dinamarca (2012) foram as carrascas das sucessivas versões da selecção lusa.
Portugal fica com 6-0 na relação apuramentos/eliminações na fase de grupos, contra 6-1 da ‘laranja mecânica’, que havia conseguido o apuramento nas últimas seis edições, desde 1988, ano em que conquistou o seu único ceptro europeu.
No que respeita aos outros gigantes, nomeadamente aos restantes campeões da Europa, a Alemanha passou hoje a somar 5-3, enquanto Espanha e França ostentam 4-2.
Por seu lado, a Itália conta três apuramentos e duas eliminações, enquanto a Dinamarca somou hoje o quarto adeus prematuro, em sete presenças, e a Grécia selou sábado a segunda qualificação, em três participações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt