Oi desmente ex-presidente da PT

Operadora brasileira de telecomunicações diz que vai avançar com processo judicial contra Henrique Granadeiro.

20 de janeiro de 2015 às 20:43
Henrique Granadeiro Foto: Edgar Martins 
Partilhar

A operadora brasileira Oi afirma que o ex-presidente da PT Henrique Granadeiro enviou informação falsa ao regulador CMVM e ao presidente da assembleia-geral de acionistas da PT SGPS e avança que vai processar judicialmente o gestor.

Numa carta enviada esta terça-feira ao Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e ao presidente da assembleia-geral de acionistas da PT SGPS, a Oi adianta que chegou ao seu conhecimento que Henrique Granadeiro enviou uma carta, a 13 de janeiro, a estas duas entidades "contendo informações falsas".

Pub

Henrique Granadeiro "afirma que a Oi terá tido necessariamente conhecimento, se não mesmo participado, das aquisições de papel comercial à Rioforte à data das mesmas", aponta a empresa.

Granadeiro diz que Oi conhecia negócio

Pub

Henrique Granadeiro apontou, "invocando a condição de Zeinal Bava de CEO [presidente executivo] e também CEO da PT Portugal", que "as aplicações nos papéis da Rioforte no valor de 697 milhões de euros (que somados aos 200 milhões em papéis da Rioforte da responsabilidade da PT SGPS) teriam sido realizadas pela PT Portugal, já sob os efeitos da revogação do modelo de gestão centralizada e, portanto, sem qualquer ingerência ou responsabilidade da PT SGPS".

Segundo a Oi, "a afirmação é falsa", adiantando a empresa brasileira que o que aconteceu foi que 697 milhões de euros foram subscritos pela Portugal Telecom International Finance B.V. (PTIF), sociedade na altura detida 100% diretamente pela PT SGPS em 10, 20 e 21 de fevereiro do ano passado e renovados a 15 e 17 de abril.

Processo judicial contra Granadeiro

Pub

Perante isto, a Oi considera que "Henrique Granadeiro trouxe ao conhecimento da CMVM" e do presidente da assembleia-geral de acionistas "informação falsa, falsidade essa que não podia ignorar, em virtude da sua condição de presidente da Comissão Executiva e do Conselho de Administração da PT SGPS e participante confesso do episódio Rioforte", refere a carta assinada pelo diretor presidente da Oi, Bayard de Paoli Gontijo.

"A Oi informa (...) que tomará quanto ao senhor dr. Henrique Granadeiro os procedimentos judiciais sancionatórios que se justificam atenta a ilicitude da sua conduta, agravada pelo relevo mediático da sua personalidade, pelo desempenho de funções de presidente do Conselho de Administração da PT SGPS durante largos anos e pelos gravíssimos danos que está a causar à entidade signatária e aos seus acionistas", conclui.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar