Quarteira: Prédio com inclinação preocupa moradores

Um prédio de habitação da Quarteira sofreu uma inclinação de 30 centímetros relativamente ao edifício contíguo, estando uma empresa especializada, esta quarta-feira, a monitorizar a situação para saber se os moradores terão de ser evacuados. O proprietário da obra desapareceu, estando a Câmara Municipal de Loulé a tentar resolver a situação.

10 de janeiro de 2007 às 16:00
Partilhar

A lage que suporta o edifício tem menos de metade da espessura estipulada no projecto, estando os pilares da estrutura a abrir fissuras e, por baixo das fundações, existe água, lodo e areia, devido ao edifício estar localizado perto do mar.

Em declarações à rádio TSF, um dos moradores, Germano Nunes, que comprou um apartamento em Fevereiro de 2006 sem ser informado dos problemas existentes, contou que “ainda ninguém foi responsabilizado” e que o dono a obra está em parte incerta, apesar de já ter um processo em tribunal. O morador revelou que quando os problemas foram detectados, os habitantes contactaram todas as entidades responsáveis, nomeadamente a autarquia, que “fez um auto de vistoria”, segundo o qual o edifício precisava de “algum tipo de intervenção”.

Pub

“Isto é uma angústia para todas as pessoas residentes e não residentes”, porque o prédio “pode evoluir para uma situação de alto risco e mesmo entrar em colapso”, lamentou o morador, acrescentando que os habitantes do prédio não conseguem suportar os custos das obras de melhoramento do prédio.

Uma empresa especializada, contratada pela Câmara de Loulé, está a fazer uma monitorização faseada do edifício a tentar perceber se a inclinação pode evoluir e se os moradores terão de ser evacuados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar