Quase 1500 cartões Multibanco clonados
Cerca de 1500 cartões Multibanco foram alvo de uso fraudulento desde o passado mês de Abril numa dezena de terminais de pagamento automático ao ar livre em bombas de gasolina, totalizando um montante de cerca de 250 mil euros em transacções.
Vítor Bento, presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere a rede Multibanco, garantiu, durante uma conferência de imprensa realizada esta quarta-feira na sequência das numerosas queixas dos últimos dias, que os bancos emissores de cartões “têm vindo a assumir os prejuízos das fraudes”. O responsável da SIBS acrescentou ainda que até ao final da semana estarão substituídos 250 terminais ao ar livre por outros mais sofisticados.
Segundo Vítor Bento o impacto negativo das transacções fraudulentas de cartões Multibanco é relativo, pois apenas 0,09% dos 17 milhões de cartões em circulação em Portugal foram afectados.
Recorde-se que até ontem já tinham sido registadas 250 queixas pelas autoridades do Cartaxo, no distrito de Santarém, e da Bendita, no distrito de Leiria. Também, no mesmo dia, as autoridades de Castelo Branco registaram queixas relativas ao uso fraudulento de cartões Multibanco, sem no entanto terem avançado números.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt