Reflorestação junta 850 participantes na Guarda
Ação está à responsabilidade do Município e agrupamento de escolas de Pinhel.
O Município e o agrupamento de escolas de Pinhel, no distrito da Guarda, anunciaram esta sexta-feira que vão plantar "algumas centenas de sobreiros" durante uma ação de reflorestação que vai envolver 850 participantes.
A iniciativa vai decorrer na próxima quarta-feira, entre as 09h30 e as 12h30, num terreno situado na localidade de Bogalhal, na freguesia de Valbom.
Segundo a autarquia de Pinhel, a "grande ação de reflorestação", que terá lugar no Dia Nacional da Agricultura, realiza-se no âmbito do projeto Reflorestar Pinhel, iniciado em outubro de 2017.
Está prevista a participação de elementos do executivo municipal de Pinhel presidido por Rui Ventura, de todos os alunos do Agrupamento de Escolas local e de representantes de entidades como a Fórum Estudante, a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), a GNR e os Bombeiros Voluntários Pinhelenses.
A organização refere, em nota enviada esta sexta-feira à agência Lusa, que parte dos sobreiros que vão ser plantados "foram semeados pela comunidade escolar a partir da recolha de bolotas, enquanto a outra parte foi oferecida pela Fórum Estudante e pela CAP".
O projeto Reflorestar Pinhel surgiu no início do ano letivo, a partir de uma proposta do grupo de Biologia do Agrupamento de Escolas de Pinhel.
"Tendo em conta que urgia minimizar os impactos negativos dos incêndios que em 2017 afetaram o concelho, a autarquia pinhelense associou-se a esta iniciativa desde a primeira hora, tendo dado todo o apoio necessário, desde a fase da apanha das bolotas à preparação do terreno que vai acolher os pequenos sobreiros que, entretanto, estiveram a crescer na Estufa Municipal", lê-se na nota.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt