Conservadores com maioria absoluta

David Cameron conquista maioria parlamentar.

08 de maio de 2015 às 12:42
cameron Foto: Reuters
Partilhar

O partido Conservador britânico conseguiu a maioria parlamentar com 326 deputados eleitos, segundo os resultados oficiais. 

O partido garantiu 331 lugares nas eleições legislativas de quinta-feira, assegurando a maioria absoluta no parlamento, muito distanciado do Partido Trabalhista, que sofreu uma pesada derrota na Escócia, em benefício dos nacionalistas.

Pub

Em número de votos, os conservadores obtiveram apenas 0,8% face ao anterior escrutínio de maio de 2010, garantindo 36,9% dos votos expressos ou 11,33 milhões de votos, mas mais 25 deputados, permitindo-lhe ultrapassar a barreira dos 326 deputados, a maioria absoluta na Câmara dos Comuns.

O Partido Nacionalista Escocês (SNP) foi o outro grande vencedor do escrutínio, ao vencer nas 56 das 59 circunscrições da Escócia. No entanto, a nível nacional apenas representa 4,7% dos votos.

Pub

Refendo à permanência na UE

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, confirmou a promessa de realizar um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), ao assumir o segundo mandato como chefe de governo, desta vez com maioria absoluta. Numa primeira declaração oficial após a vitória nas eleições gerais de quinta-feira, o líder do Partido Conservador assegurou que governará para todo o Reino Unido, respeitando as quatro nações que o compõem - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - e os respetivos governos.

Depois de alcançar a maioria absoluta - com 326 dos 650 deputados do parlamento britânico -, Cameron afirmou que todas as promessas eleitorais dos conservadores vão poder ser cumpridas, apontando nomeadamente a redução dos impostos, a criação de milhões de empregos, os apoios às famílias e o referendo sobre a permanência do país na UE.

Pub

"Penso verdadeiramente que estamos à beira de algo muito especial no nosso país", disse Cameron na primeira intervenção depois de ser encarregado de formar governo pela rainha Isabel II.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar