Trump desclassifica memorando polémico sobre a Rússia

Presidente dos EUA diz que documento desclassificado deveria "envergonhar muita gente".

02 de fevereiro de 2018 às 17:42
Donald Trump no seu primeiro Estado da União Foto: Getty Images
Donald Trump Foto: Reuters
Donald Trump no seu primeiro Estado da União Foto: Reuters
Donald Trump Foto: ITV

1/4

Partilhar

A Casa Branca retirou o caráter confidencial, autorizando assim a divulgação, de um relatório republicano que descreve alegados abusos na investigação sobre a conspiração russa, apesar de apelos do FBI para que não o fizesse.

Os apelos para que Trump não autorizasse a divulgação do relatório surgiram não só da agência federal FBI (serviços secretos internos) como também do Departamento de Justiça (DOJ). Ambas as entidades investigam as alegadas ligações e conluio entre o governo russo e elementos de topo da campanha de Trump.

Pub

O FBI e o DOJ alegam que o documento, preparado pelos Republicanos na Comissão de Serviços Secretos do Congresso, é pouco rigoroso e falta-lhe contexto essencial para a compreensão das questões.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou que "muitas pessoas deveriam sentir vergonha de si mesmas" na sequência do que foi revelado no memorando desclassificado.

Pub

"O memorando foi enviado para o Congresso, foi desclassificado. O Congresso fará com ele o que quiser. Mas penso que foi uma vergonha o que se passou no nosso país. (...) Muitas pessoas deveriam sentir vergonha de si mesmas", disse Trump.

A decisão de Trump de desclassificar o documento abriu caminho aos Republicanos para o tornarem público.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar