Vale do Nilo, um verdadeiro museu a céu aberto
O rio criou uma civilização que deixou marcas e história.
A antiga Tebas egípcia foi capital de um poderoso reino e o seu deus Amon era temido.
Os ventos da história mudaram e os impérios sucederam-se. Quando os árabes chegaram e viram os templos da cidade, pensaram que eram magníficos palácios e chamaram a cidade de Luxor.
Serpenteada pelo Nilo é, sem dúvida, o maior museu do Mundo. Do lado oriental do rio ficam os magníficos templos de Luxor e Karnak. No lado ocidental, o vale dos reis, local de templos e milhares de túmulos, alguns de reis, com visita obrigatória, como o de Tutankamon.
Surpreendente, colossal e belo é o templo de Hatshepsut, uma rainha que há cerca de 3500 anos governava, tendo de usar roupa de homem e barba falsa. Para quem gosta de história e arqueologia, Luxor é o paraíso.
Viagem noturna de comboio do Cairo até Assuão
Ir de comboio do Cairo até Assuão, 950 quilómetros a sul, é um regresso ao passado, aos tempos em que Agatha Christie se inspirou para o livro ‘Morte no Nilo’, também adaptado para cinema.
A viagem custa menos de 80 euros, em carruagem- -cama, com jantar e pequeno- -almoço incluído. Grande parte do percurso é de noite, mas de manhã ainda dá para percorrer algumas centenas de quilómetros e ver o oásis de vida que o rio permite.
Viagem magnífica para fazer em apenas um sentido. No regresso, o avião é mais confortável.
Pirâmides e o Museu
O trânsito é caótico e sem regras aparentes, mas está cheio de vida a qualquer hora do dia ou da noite. Obrigatório ir às famosas pirâmides de Gizé e ao Museu do Cairo. Dois dias são suficientes para conhecer o essencial desta metrópole. Interessante também é o bairro copta.
Os coptas são das comunidades cristãs mais antigas do mundo e são uma minoria importante no Egito.
Para quem gosta do ambiente de mercados, de compras e de pechinchas, uma visita ao incrível mercado de al-Khalili é obrigatória. E se fizer compras, regatear o preço é fundamental.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt