Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Caracas e Moscovo assinaram acordos de cooperação

O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, e o seu homólogo russo, Serguéi Lavrov, assinaram esta quarta-feira em Caracas três acordos de cooperação bilateral, em matéria científica, cultural e diplomática.
24 de Agosto de 2011 às 09:07
Nicolás Maduro, ministro de Relações Exteriores da Venezuela, assinou esta quarta-feira acordo com a Rússia
Nicolás Maduro, ministro de Relações Exteriores da Venezuela, assinou esta quarta-feira acordo com a Rússia FOTO: D. R.

Os acordos prevêem um plano de consultas entre os Ministérios de Relações Exteriores de ambos os países entre 2011 e 2014 e a criação de centros de ciência e cultura da Rússia, em Caracas. Esses acordos foram assinados na Casa Amarela, gabinete do ministro venezuelano, depois de um encontro privado de quase duas horas, que teve lugar pouco depois da chegada de Serguéi Lavrov a Caracas.

Segundo fontes diplomáticas russas, o ministro prevê passar "revista à agenda bilateral" com o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro Moros, estando na mesa assuntos relacionados com a exploração de petróleo e gás natural, a construção de habitações sociais, a agricultura e a cooperação em matéria técnico-militar.

Desde a chegada de Hugo Chávez ao poder (1999) a Venezuela e a Rússia aumentaram a cooperação técnico-militar. Caracas passou a comprar a Moscovo o armamento que antes comprava aos Estados Unidos, Israel e vários países da Europa. A Rússia passou a ser praticamente o único abastecedor da Venezuela, país com o qual tem vigente um acordo de isenção de vistos de turismo.

Rússia Venezuela acordo ciência cultura diplomacia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)