Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Manoel de Oliveira homenageado com nome de rua no Hospital de S. João

O cineasta Manoel de Oliveira foi hoje homenageado com a atribuição do seu nome a um arruamento interno no Hospital de São João, no Porto.
6 de Julho de 2011 às 15:12

"Estou surpreendido por ficar com o meu nome agarrado a este hospital. É um prémio muito a propósito porque a primeira coisa que a vida nos pede é a saúde e os médicos e os hospitais é que tratam disso. Um exemplo desse seu trabalho nesta civilização é o aumento da longevidade", disse Manoel de Oliveira, que em Dezembro completa 103 anos de vida.

Acompanhado da sua mulher, e na presença do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, o cineasta congratulou-se com a "manifestação carinhosa e simples" dos responsáveis da Faculdade de Medicina e do Hospital de S. João, mas principalmente pelo "entusiasmo demonstrado pelos estudantes" das tunas feminina e masculina que o receberam com as capas no chão e lhes dedicaram várias canções.

"A minha profissão é de cineasta. É um nome pomposo mas chamam-me por vezes professor ou mestre. Eu ainda estou a aprender a fazer cinema, fazer cinema é muito complicado como, aliás, é a vida", acrescentou.

A inauguração da placa 'Passeio Manoel de Oliveira Cineasta', foi antecedida por uma cerimónia na Aula Magna da Faculdade de Medicina, que incluiu a exibição do documentário 'Sem Cura - à saúde de Manoel de Oliveira'. O  trabalho, assinado por Regina Guimarães e Saguenail, resume as referências à temática da saúde presente na obra cinematográfica do realizador.

Manoel de Oliveira cineasta Hospital de S. João secretário de estado da cultura Francisco José Viegas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)