Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Moody's corta 'rating' de cinco bancos gregos

Lusa 9 de Fevereiro de 2015 às 19:53

A Moody's cortou hoje o 'rating' de cinco bancos gregos e colocou as respetivas notas em revisão para novas descidas, depois de já ter colocado a nota da dívida soberana da Grécia em revisão para corte.

A agência de notação financeira Moody's cortou o 'rating' atribuído ao Piraeus Bank, ao National Bank of Greece, ao Alpha Bank, de Caa1 para Caa2, ao Eurobank Ergasias e ao Attica Bank, de Caa2 para Caa3.

A decisão foi justificada com a "reduzida probabilidade de um apoio sistémico" aos bancos gregos, tendo em conta "a incerteza agravada em relação à capacidade de o Governo chegar a um acordo com os credores oficiais a tempo de satisfazer as suas necessidades de liquidez e de financiamento" e à "redução provável da capacidade do Fundo de Estabilização Financeira Helénico em apoiar os bancos em caso de necessidade". (Corrige, no primeiro parágrafo, a informação de que a Moody's baixou a nota da dívida soberana da Grécia. A agência de 'rating' colocou a nota da dívida soberana da Grécia em revisão para corte)