Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Museu da Misericórdia do Porto comprou quadro de Josefa de Óbidos em Nova Iorque

Lusa 29 de Janeiro de 2016 às 00:55

O Museu da Misericórdia do Porto adquiriu, esta noite, a pintura de Josefa de Óbidos "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", num leilão da Sotheby's, em Nova Iorque, por 250 mil dólares (228 mil euros).

Presente no leilão, a representar o museu portuense e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, esteve o galerista Filipe Mendes que tinha apelado a vários museus portugueses para a compra desta obra datada de 1678 e que, no ano passado, tinha adquirido um quadro da mesma pintora, para doar ao Museu do Louvre.

"O provedor da Santa Casa foi o único que teve essa coragem, que respondeu aos meus pedidos para que o quadro fosse para Portugal. Escrevi a vários diretores [de museus], escrevi ao Ministério [da Cultura] e houve poucas respostas ou respostas negativas. Portugal tem dificuldades económicas. Ele foi o único que foi sensível para a necessidade de defender o património português. Apoiou-me sempre, mesmo a cem por cento, até ao fim", declarou Filipe Mendes à Lusa, minutos depois de ter adjudicado a obra, e manifestando-se "muito contente" com o resultado.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)