Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

40% DAS ESPÉCIES DE AVES NA EUROPA AMEAÇADAS

Delegados de 28 países europeus foram esta segunda-feira confrontados com um relatório demolidor sobre a preservação da vida selvagem: 40% das espécies de aves na Europa têm o futuro ameaçado e algumas estão mesmo à beira da extinção. Os conferencistas propuseram o aumento das zonas protegidas na União Europeia.
9 de Novembro de 2004 às 16:52
Representantes dos governos e ambientalistas dos 25 países membros da União Europeia, mais três candidatos e a Turquia, reuniram-se esta terça-feira em Amsterdão, Holanda, para debater medidas concretas de viabilização do objectivo comunitário de parar o declínio da vida selvagem no continente até 2010.
A reunião começou com a apresentação de um relatório da BirdLife International, uma organização ambientalistra britânica, sobre a situação das aves em vida selvagem na Europa. Apesar de algumas espécies ameaçadas, como o grifo euroasiático e a águia de cauda branca, terem recuperado devido a iniciativas de conservação decididas ao abrigo da Directiva das Aves, adoptada há 25 anos, facto é que as conclusões gerais são desanimadoras. Quarenta por cento das espécies de aves na Europa estão ameaçadas e algumas podem ficar extintas num futuro muito próximo.
Os delegados presentes na conferência adoptaram de imediato propostas concretas para contrariar esta tendência específica. As propostas incluem o aumento da rede de áreas protegidas na Europa para entre 10% a 15% de todo o território comunitário até ao final de 2005. Actualmente, essas áreas abrangem 8% de todo o território comunitário, ou cerca de 356 mil quilómetros quadrados. A conferência propôs ainda o aumento de todas as áreas marítimas protegidas até abranger todas as zonas costeiras da comunidade em 2008.
As recomendações emanadas desta conferência ficam ainda sujeitas à aprovação dos departamentos ambientalistas da própria União Europeia. Foi ainda recomendada uma melhor integração de políticas sobre infra-estruturas, pescas, gestão florestal e agricultura com a Lei das Aves, assim como reforços na investigação, na educação e no financiamento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)