Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

500 protestam contra morte de jovem

Cerca de 500 pessoas estão este sábado concentradas junto à esquadra da PSP em Casal da Boba, Amadora, para protestar contra a morte de um jovem de 14 anos, baleado domingo por agente da PSP.
17 de Janeiro de 2009 às 17:19
Amigos juntaram-se no dia seguinte no local onde 'Kuku' foi morto
Amigos juntaram-se no dia seguinte no local onde 'Kuku' foi morto FOTO: Vítor Mota

Os manifestantes arremessaram pedras e sacos do lixo contra a esquadra da PSP e nem as grades inibiram a passagem dos objectos, que acabaram por ferir uma agente, retirada do interior do edifíco através de uma ambulância do INEM. 

A maioria dos manifestantes são jovens, mas no local também se encontram dirigentes de movimentos cívicos, como António Pedro Dores, presidente da Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento (ACED) e o antigo aluno da Casa Pia e advogado, Pedro Namora.

António Pedro Dores e Pedro Namora justificaram a sua presença no protesto por estarem solidários com a família do jovem. O presidente da ACED criticou a falta de respeito das autoridades para com a família da vítima por não prestarem qualquer informação sobre o avanço das investigações. “Nós compreendemos bem a angústia da família perante uma situação dramática sem nenhum respeito das autoridades”, disse.

Para António Pedro Dores, “a questão central é que se estão a matar pessoas” e sublinhou que os portugueses, independentemente da classe social, devem ter “garantias” de que “coisas destas são para ser investigadas e julgadas de facto”. O dirigente associativo referia-se à notícia avançada pelo CM, que dava conta que o tiro fatal tinha sido disparado a 14 centímetros da cabeça da vítima.

Pedro Namora disse estar “solidário com esta luta que visa protestar contra a violência policial” e criticou alguns responsáveis políticos por tentarem “identificar a violência com os negros e os ciganos”. “Mais do que um problema rácico é um problema das pessoas pobres”, disse.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)