Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Acordo entre Reino Unido e a UE sobre Gibraltar deve ter consentimento de Espanha -- MNE português

Lusa 24 de Novembro de 2018 às 13:09

O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu hoje em Lisboa que um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) sobre Gibraltar, no âmbito do 'Brexit', deve ter a concordância prévia da Espanha.

"Os chefes de Estado e de Governo dos 27 já acordaram em devido tempo que uma das orientações que iriam seguir nas negociações futuras com o Reino Unido seria que qualquer acordo entre o Reino Unido e a UE que tivesse incidência em Gibraltar, requer previamente o acordo de Espanha. E essa parece ser uma linha muito sensata", assinalou Augusto Santos Silva no decurso de uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo da Rússia, Serguei Lavrov.

A harmonia dos 27, inabalável durante os 21 meses de negociações com Londres, foi posta à prova esta semana, com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, a garantir reiteradamente que vai votar contra o acordo do 'Brexit' se o texto, elaborado em parceria pela equipa de negociadores da Comissão Europeia, liderada por Michel Barnier, e pelos negociadores britânicos, não for alterado até à cimeira para incluir uma menção ao estatuto de Gibraltar.