Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Açores em alerta máximo devido a vento forte e agitação marítima

Vento com rajadas que podem chegar aos 155 km/h.
13 de Fevereiro de 2014 às 08:51
Aviso amarelo em sete ilhas dos Açores
Aviso amarelo em sete ilhas dos Açores FOTO: Filipa Couto / Correio da Manhã

Os grupos central e ocidental dos Açores estão esta quinta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 quilómetros/hora, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Corvo) vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, hoje e sexta-feira devido à previsão de ventos fortes de entre 75 e 95 quilómetros/hora de intensidade média, com rajadas entre 120 e 155 quilómetros/hora.

O IPMA colocou ainda aqueles dois grupos de ilhas sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas do quadrante oeste que deverão atingir 10 a 12 metros de altura, podendo algumas chegar aos 20 a 25 metros de altura máxima.

O aviso vermelho, que significa a existência de uma situação meteorológica de risco extremo, vai estar em vigor entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de sexta-feira para o vento e entre as 15h00 desta quinta-feira e as 06h00 de sexta-feira para a agitação marítima.

Os grupos central e ocidental vão estar também sob aviso amarelo por causa da chuva até às 18h00 desta quinta-feira.

O IPMA colocou também o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, devido à previsão de vento forte, e sob aviso amarelo por causa de vento e agitação marítima, já que as ondas deverão chegar aos 6 a 7,5 metros de altura até às 18h00 de sexta-feira.

De acordo com o IPMA, está prevista para hoje a formação de uma "depressão" a noroeste do grupo ocidental, que irá desenvolver-se "rapidamente" e progredir para nordeste nos próximos dias, o que deverá "afetar o norte da Península Ibérica, incluindo parte de Portugal continental".

Por causa do vento e da agitação marítima, o IPMA colocou 12 distritos do continente, bem como toda a costa sob aviso amarelo.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo entre as 06h00 e as 21:00 de sexta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas entre os 90 e os 110 km/hora.

O IPMA colocou também toda a costa do continente sob aviso amarelo entre as 06h00 de sexta-feira e as 20h00 de sábado por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Na sexta-feira e no sábado, prevêem-se ainda "aguaceiros, por vezes fortes nas regiões norte e centro, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, assim como uma descida de temperatura, com consequente descida da cota da neve para 1.000/ 1.200 metros no final do dia 14 e para 600/800 metros no dia 15", refere o instituto.

Organizações de socorro dos Açores acionam dispositivos de segurança

As organizações de socorro dos Açores acionaram dispositivos de alerta na sequência da previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 quilómetros/hora, anunciada para hoje no arquipélago, disse à Lusa fonte da Proteção Civil e Bombeiros local.

"A operação está preparada. Os avisos que o IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] nos enviou já foram emitidos no nosso serviço. Os bombeiros da região fizeram o reforço de pessoal, todas as autoridades de socorro estão preparadas. Agora é esperar, não há mais nada que possamos fazer", disse a fonte da Proteção Civil.

vento agitação marítima mau tempo Açores alerta
Ver comentários