Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Acusados de plano terrorista em prisão preventiva

Os onze britânicos, ontem formalmente acusados de envolvimento no plano terrorista para fazer explodir aviões entre o Reino Unido e os Estados Unidos, vão permanecer em prisão preventiva, depois de esta terça-feira terem comparecido pela primeira vez em tribunal.
22 de Agosto de 2006 às 16:34
Durante a manhã, compareceram perante o juiz oito acusados de conspiração para matar e de preparação de atentado terrorista, que vão permanecer em prisão preventiva até ao próximo dia 4 de Setembro.
Os restantes três acusados foram presentes ao juiz ao início da tarde, sendo ordenada a sua detenção até ao próximo dia 29. O mais novo dos arguidos, de apenas 17 anos, é acusado de posse de material passível de ser usado para o fabrico de bombas, enquanto os outros dois são acusados de omitir informações que poderiam evitar atentados terroristas.
A apresentação dos detidos a tribunal, no centro de Londres, foi rodeada de fortes medidas de segurança, numa operação que levou ao encerramento de várias ruas da capital.
Sob custódia da polícia britânica permanecem outros onze suspeitos de envolvimento no plano terrorista. As autoridades têm um prazo até amanhã para formalizar a acusação ou pedir mais tempo ao tribunal para continuar a investigar as suspeitas.
24 pessoas foram detidas no âmbito da conspiração terrorista desmantelada no dia 10 de Agosto. Entretanto, uma pessoa foi solta no dia seguinte e uma mulher foi libertada recentemente sem acusação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)