Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

ADEPTOS PORTISTAS DESVIADOS PARA LISBOA

Centenas de adeptos do FC Porto que regressavam de Gelsenkirchen, onde assistiram à vitória da sua equipa na final da Liga dos Campeões, foram desviados, esta quinta-feira, para o aeroporto da Portela, em Lisboa. Quatro voos charter, que partiram da Alemanha já com algum atraso e transportavam 800 pessoas, acabaram por seguir até Lisboa, devido ao congestionamento do espaço aéreo da cidade Invicta.
27 de Maio de 2004 às 12:11
Em declarações à rádio TSF, Rui Oliveira, porta-voz da empresa Aeroportos e Navegação Aérea (ANA), justificou o desvio dos quatro aviões para Lisboa explicando que se registou um número de voos superior ao que o aeroporto Francisco Sá Carneiro podia suportar, isto é, 16 movimentos por hora. A ANA rejeitou qualquer responsabilidade, atribuindo a culpa à Euro Control, empresa que coordena o espaço aéreo europeu.
Confrontados com o desvio inesperado, os passageiros queixaram-se de ter recebido explicações pouco claras, de falta de alternativas e de terem sido obrigados a esperar 12 horas, sem lhes ter sido oferecida água e comida. Após várias horas de espera, metade dos passageiros acabou por regressar ao Porto de avião ao final da manhã, enquanto os restantes foram obrigados a efectuar a viagem de autocarro.
Apesar de a situação ocorrida esta manhã levantar algumas dúvidas em relação à eficácia do aeroporto Francisco Sá Carneiro para receber os inúmeros voos esperados durante o Euro 2004, Rui Oliveira acredita que se tratou apenas de “uma situação pontual pelo que não há motivo para recear problemas”.
Ver comentários