Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Aeroporto internacional de Lougansk atacado por separatistas pró-russos

8 de Junho de 2014 às 13:41

Os separatistas pró-russos atacaram no sábado à noite e domingo de manhã o aeroporto internacional de Lougansk, que está sob o controlo das forças militares ucranianas, disse à agência AFP uma fonte militar da Ucrânia no local.

"Os rebeldes atacaram [o aeroporto] no sábado à noite e esta manhã. Eles tentaram destruir o edifício em que está instalada a central que fornece a eletricidade ao aeroporto. Não há feridos do nosso lado", disse Sergueï, um dos paraquedistas que defendem o aeroporto, contactado por telefone.

"Trata-se da primeira vez que há um ataque deste género ao aeroporto. Até agora, não tinha havido quaisquer escaramuças", sublinhou.

Os separatistas pró-russos proclamaram em maio a independência da "República de Lougansk", bem como da "República de Donetsk" na vizinha região da Ucrânia.

Nestes dois territórios tem havido combates mortíferos entre forças ucranianas e rebeldes pró-russos.

Contactado pela AFP, o serviço de imprensa da "República de Lougansk" não confirmou o ataque contra o aeroporto que está encerrado desde há um mês devido à instabilidade na região.

Este aeroporto é uma das raras partes do território da "República de Lougansk" que não está sob o controlo dos separatistas que ocupam a maioria das cidades, têm barreiras nas estradas e ocupam diversos postos na fronteira com a Rússia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)