Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

AEROPORTOS PREPARADOS PARA FLUXO ANORMAL

O fluxo de passageiros no aeroporto de Lisboa mais do que duplicará em certos dias do Euro’2004, obrigando à criação de 40 lugares de estacionamento de aviões, enquanto no do Porto crescerá metade, implicando 30 lugares suplementares.
19 de Dezembro de 2003 às 12:09
Para o aeroporto da Portela (Lisboa) serão criadas estruturas provisórias para absorver o aumento de 123 por cento de passageiros/hora – de 6000 para 14.400 – que passarão pelo possível aproveitamento da base militar de Figo Maduro. Os postos de controlo de fronteira passarão de seis para 24 e as portas de embarque irão aumentar de 25 para 37.
Quanto a lugares de estacionamento de aviões, aos actuais 51 irão somar-se mais 40, com o recurso ao encerramento temporário de algumas áreas de circulação.
Para o aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) está previsto um aumento de quase 50 por cento no número de passageiros/hora: 2400 para 3400. Os actuais 20 lugares de estacionamento passarão a 35.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Jorge Costa, garantiu que o atravessamento da pista principal “não coloca questões e segurança”. Estas declarações surgem na sequência de um alerta da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea quanto a eventuais problemas de segurança devido à falta de um corredor paralelo.
O governante informou ainda que a ligação do Metropolitano do Porto ao aeroporto não estará concluída a tempo do Euro’2004.
Relativamente a Faro, o Governo diz que as capacidades do aeroporto são suficientes para as necessidades com o uso complementar do período nocturno.
O recurso a bases militares é também uma possibilidade em aberto, mas apenas para lugares de estacionamento. O governante revelou ainda que durante o Euro’2004 será instalado em cada aeroporto um centro de coordenação a funcionar 24 horas por dia.
No que se refere às acessibilidades aos 10 estádios anfitriões do Euro’2004, Jorge Costa garantiu que estarão prontas dentro dos prazos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)