Assembleia da República já está em pausa para férias e a agenda dos principais políticos portugueses começa a reduzir-se.
O Algarve está no topo das preferências dos políticos para as férias deste ano, mas Alentejo, Ribatejo, Norte ou mesmo as ilhas também estão na lista de destinos, havendo quem leve na bagagem 'podcasts' sobre história ou latim.
Em ano de autárquicas e com a Assembleia da República já em pausa para férias, a agenda dos principais políticos portugueses começa a reduzir-se em agosto e será neste mês que vão tirar os seus dias de descanso, de acordo com a informação recolhida pela agência Lusa junto das assessorias de imprensa.
No último verão como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está de férias em "meados de agosto" e escolheu em Monte Gordo, no Algarve, como destino.
Também no Algarve e até ao meio de agosto estará a segunda figura do Estado, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que irá com a família, mas "mantendo agenda caso seja necessário".
Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, também escolheu o Algarve, para onde se deslocará "uns dias ainda por definir em agosto". É também na algarvia Quarteira onde decorre a Festa do Pontal, no dia 14 de agosto.
Montenegro terá intervenção nessa tradicional rentrée do PSD, no Calçadão de Quarteira, Loulé, e que terá a atuação do músico Toy.
O Algarve é também a escolha do líder do Chega, André Ventura, que viaja nas primeiras semanas deste mês.
Já José Luís Carneiro, eleito há pouco mais de um mês secretário-geral do PS e que tem este ano as suas primeiras férias nessa qualidade, também irá ao Algarve na primeira semana, mas depois, entre 16 e 20 de agosto, desloca-se aos Açores.
A Lusa tentou este ano saber quais eram os 'podcasts' que os políticos levam para ouvir nas férias e, a essa pergunta, o líder socialista adiantou que "estará sem tecnologia" e que conta ocupar os seus dias a nadar, caminhar e ler.
Outra estreante nestas férias no papel de líder partidária é Mariana Leitão, a nova presidente da IL, que se desloca até ao Algarve na última semana deste mês, o que irá coincidir com a rentrée do partido a 30 de agosto.
Na agenda da liberal está ver com as filhas a segunda temporada de "Wednesday" e acabar de rever "House of Cards", assim como ler o "A Civilização do Espetáculo", de Mário Vargas Llosa.
Rui Tavares, porta-voz do Livre, irá começar por "recuperar forças com a família" na sua aldeia no Ribatejo e "depois fará uns dias de praia".
Estando mais com o foco nas leituras de verão, Tavares ainda assim planeia ouvir o 'podcast' de latim "satura lanx".
Do PCP, o secretário-geral Paulo Raimundo já rumou ao interior norte, onde estará com a família até ao final da primeira quinzena de agosto.
O presidente do CDS-PP e ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, também escolheu o Norte para as suas férias em família, para onde irá uma dezena dias no final deste mês.
Melo assume-se um apreciador de 'podcasts' sobre história e destaca o "Histórias da História", do Observador.
Já a deputada única e coordenadora do BE, Mariana Mortágua, vai descansar no Alentejo em meados de agosto e regressará à política ativa na rentrée do partido, nos últimos dois dias do mês.
Por sua vez, a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, irá de férias duas semanas depois de concluir a entrega das listas das candidaturas autárquicas e irá para a casa de família na Costa Alentejana.
Quanto a podcasts, a porta-voz do PAN ouve vários, como o "Homem que mordeu o cão", de Nuno Markl, "Isso não se diz", de Bruno Nogueira, "Prova Oral", de Nuno Alvim ou "Mixórdia de temáticas", de Ricardo Araújo Pereira e a "Dona da Casa", de Catarina Marques Rodrigues.
O estreante na política nacional, o deputado único do JPP, Filipe Sousa, assume que não é "muito de férias formais, com destino marcado e malas feitas" e pretende "recarregar baterias junto da família e aproveitar os cantos e encantos" da Madeira, que "não fica atrás de nenhum paraíso".
"Diria que vou aproveitar o silêncio dos corredores do parlamento para interiorizar esta nova etapa na Assembleia da República e preparar o regresso com mais força. Pequenas escapadinhas podem acontecer, mas o foco continua lá --- a política não entra em pausa", acrescentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.