Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Alice de fora da corrida ao Óscar

O filme "Alice", do realizador português Marco Martins, não foi pré-seleccionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana para uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.
17 de Janeiro de 2007 às 20:19
Em comunicado, a organização dos Óscares refere que dos 61 filmes candidatos qualificados para esta categoria apenas foram escolhidos nove. Entre eles estão "Volver - Voltar" (Espanha), de Pedro Almodóvar, "El Laberinto del fauno" (México), de Guillermo del Toro, ou "Black Book" (Holanda), de Paul Verhoeven. Destes nove filmes pré-seleccionados serão escolhidos os cinco candidatos à estatueta dourada de melhor filme estrangeiro.
As nomeações para a 79ª edição dos Óscares serão conhecidas no dia 23. Os vencedores são anunciados a 25 de Fevereiro no Kodak Theatre, em Los Angeles, com apresentação a cargo da comediante Ellen Degeneres.
"Alice", interpretado por Nuno Lopes e Beatriz Batarda e produzido pela Clap Filmes, conta a história de uma família que perde a filha, centrando-se na figura do pai que a tenta encontrar nas ruas de Lisboa.
O filme, que assinala a estreia de Marco Martins nas longas-metragens, conquistou os prémios da crítica internacional e de melhor fotografia no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina, e está nomeado para o prémio Luís Buñuel, que distingue o melhor filme ibero-americano no ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)