Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Alunos voltam à Universidade Independente

As aulas da Universidade Independente (UnI) recomeçaram esta segunda-feira com uma nova equipa integrada pelo antigo secretário de Estado e deputado do PSD Montalvão Machado, pelo cientista Carvalho Rodrigues e o psicólogo Joaquim Reis. As portas da instituição estiveram encerradas durante quase uma semana, depois do reitor, Luiz Arouca, ter demitido o vice-reitor Rui Verde por alegado desvio de avultadas verbas.
5 de Março de 2007 às 08:43
Com Rui Verde, que presidia também à direcção da Sociedade Independente para o Desenvolvimento do Ensino Superior (SIDES), foram igualmente afastadas mais 20 pessoas, entre académicos e membros da direcção da SIDES. Os novos nomes para vice-reitores receberam a aprovação de Luiz Arouca depois de propostos pelo conselho científico da Universidade.
O reitor, que chegou ao estabelecimento de ensino cerca das 8h00, afirmou que "está tudo pronto para o começo das aulas e o regresso à normalidade". No entanto, a entrada de alunos continua a ser controlada por seguranças. "O controlo das entradas na Universidade vai manter-se enquanto for necessário para manter a estabilidade e para não haver tentativas de perturbação", adiantou o responsável.
O estabelecimento de ensino vai ainda ser alvo de uma visita da Inspecção-Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior durante o dia a fim de determinar se mantém o reconhecimento da UnI e a autorização de funcionamento dos cursos. Entretanto, deverá ser conhecido hoje o novo corpo docente, sendo quase certo a saída de cinco professores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)