Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Amendoim trata alergia a... amendoim

Ingerir pequenas doses diárias de amendoim pode ajudar a travar a intolerância a esse alimento nas crianças, revela um estudo britânico publicado na revista ‘The Lancet'.
1 de Fevereiro de 2014 às 12:37
alergia, amendoim, Reino Unido, 'The Lancet', estudo clínico, sistema imunitário
alergia, amendoim, Reino Unido, 'The Lancet', estudo clínico, sistema imunitário

Um estudo realizado nos hospitais universitários de Cambridge, Reino Unido, e publicado na revista científica 'The Lancet' conclui que a alergia ao amendoim pode ser tratada com o próprio amendoim. Durante o ensaio, as crianças, entre os sete e os 16 anos, começaram por tomar pequenas porções de proteína de amendoim, dose que foi aumentando gradualmente num período entre quatro e seis meses. Desta forma, conseguiram treinar o sistema imunitário a tolerar o amendoim.

No final da experiência, 84 por cento das 99 crianças que participaram conseguiam ingerir uma dose diária equivalente a cinco amendoins sem apresentar reações alérgicas. Esta quantidade, dizem os cientistas, será suficiente para as proteger de uma exposição acidental, uma vez que este fruto seco está presente em vários alimentos, como snacks, chocolates e até refeições, o que obriga a uma vigilância parental constante, seja através dos rótulos das embalagens ou do controlo direto.

FRANÇA CRIA ADESIVO

"As famílias envolvidas neste estudo dizem que a experiência mudou radicalmente as suas vidas", contou Andrew Clark, que liderou o estudo no hospital de Addenbrooke, em Cambridge, Reino Unido. Os médicos alertam, contundo, que este tratamento deve ser conduzido sob supervisão clínica e não deve ser testado em casa. De acordo com o estudo, esta desordem alimentar afeta entre 0,5 e 1,4% das crianças de países desenvolvidos.

Entretanto, a empresa francesa DBV Technologies, ligada à investigação farmacêutica, está a desenvolver um adesivo de tratamento a esta alergia semelhante ao usado para os viciados em nicotina. A DBV Technologies espera colocar o adesivo à venda em julho deste ano.

alergia amendoim Reino Unido 'The Lancet' estudo clínico sistema imunitário
Ver comentários