Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Ana Cristina Freire é a primeira mulher diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Licenciada e doutorada em Química, a professora catedrática iniciou o seu percurso na Faculdade de Ciências em 1983.
Lusa 2 de Abril de 2019 às 09:10
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
A professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Ana Cristina Freire, toma posse esta terça-feira como diretora da instituição, tornando-se a primeira mulher em mais de 100 anos liderar a respetiva direção.

A cerimónia de tomada de posse da nova diretora da FCUP, que se torna esta terça-feira a primeira mulher a liderar a direção da instituição, decorre esta manhã na Biblioteca do Fundo Antigo, no interior das instalações da Reitoria da Universidade do Porto.

Licenciada em Química, Ana Cristina Freire iniciou em 1983 o seu percurso enquanto docente da Faculdade de Ciências e, em 1991, doutorou-se também em Química, com especialização na área de Química Inorgânica - Química de Coordenação.

A nova diretora da FCUP, que é coautora de mais de 230 publicações e de mais de 500 comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais, tornou-se professora catedrática e líder do Departamento de Química e Bioquímica em 2016.

Ana Cristina Freire tem estado envolvida em vários projetos de Inovação e Desenvolvimento (I&D), tendo sido galardoada, em 2015, no concurso "Acredita Portugal" com o prémio Start Now - Indústria pelo projeto CATALVALOR: a catalyst for change. E, em 2018, venceu também o Prémio Alberto Romão Dias atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química.

O percurso da recém-diretora, que foi eleita no dia 15 de março e sucede a António Fernando Silva, tem vindo também a ser marcado pela aposta no empreendedorismo, uma vez que, em 2015, ajudou a fundar a empresa de base tecnológica em desenvolvimento 'Innovcat, Ldt', que tem como objetivo a investigação, desenvolvimento e produção de catalisadores sólidos e materiais funcionais para aplicações industriais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)