Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Ana Gomes critica "ironia" de Lisboa ter Snowden como anfitrião e manter Rui Pinto na cadeia

Norte-americano Edward Snowden é reconhecido pelo seu trabalho enquanto denunciante.
Lusa 6 de Novembro de 2019 às 20:11
Ana Gomes
Ana Gomes e Rui Pinto
Ana Gomes
Ana Gomes e Rui Pinto
Ana Gomes
Ana Gomes e Rui Pinto
A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes criticou esta quarta-feira a "ironia" que foi Lisboa acolher a Web Summit com a abertura a cargo do norte-americano Edward Snowden, quando Rui Pinto está em prisão preventiva em Portugal há sete meses, por também ser "denunciante".

Em entrevista à agência Lusa, depois de hoje ter visitado a Web Summit e no mesmo dia em que foi conhecido que a instrução do processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks, acusado de 147 crimes de acesso ilegítimo, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão, começa em 12 de dezembro.

"Não é uma ironia Portugal ser o anfitrião de uma Web Summit, que está aqui a discutir os problemas da proteção de dados, e um fundamental denunciante, português, como Rui Pinto estar na prisão? A mesma Web Summit que abre com o denunciante Edward Snowden, reconhecido pelo extraordinário serviço que prestou com a denúncia? É o país que tem em prisão preventiva há sete meses um jovem que teve um papel fundamental como denunciante a expor corrupção no futebol e não só", afirmou a socialista.

Ana Gomes Rui Pinto Portugal Lisboa Edward Snowden política crime lei e justiça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)