Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Luaty Beirão diz que saída de Eduardo dos Santos é boa notícia

Histórico líder angolano não se candidata nas eleições de 2017.
Lusa 2 de Dezembro de 2016 às 18:35
O ativista angolano Luaty Beirão
O ativista angolano Luaty Beirão FOTO: Lusa

O cantor e ativista luso-angolano Luaty Beirão considerou esta sexta-feira à Lusa que a saída de José Eduardo dos Santos é uma boa notícia e defendeu que "é preciso novas caras e novo sangue" em Angola.

Hoje, segundo a rádio pública angolana, o chefe de Estado e presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), José Eduardo dos Santos, indicou o vice-presidente do partido e atual ministro da Defesa, João Lourenço, como o candidato do partido a Presidente da República nas eleições de 2017.

"Obviamente que fico satisfeito com essa tomada de posição de não se candidatar de novo; já chega, ele tem um percurso que, gostando ou não, respeitando ou não, vai ter de ser estudado e vai ter de ser documentado", disse Luaty Beirão em entrevista à Lusa em Lisboa.

O ativista político admitiu ficar "satisfeito, obviamente", e considerou que "era chegada a altura de fazer este anúncio", acrescentando que "o país não pode ficar dependente de uma só figura".

Para o cantor angolano, se José Eduardo dos Santos "voltasse a candidatar-se, ele voltaria a ganhar".

"É preciso novas caras, novo sangue, Angola tem de dar um passo, ele já não está a permitir que Angola caminhe; Angola está refém das suas decisões e dos seus caprichos e felizmente foi ele próprio a decidir que basta. Estou muito satisfeito com isso, e agora o caminho é para a frente. 'Next'", concluiu.

Para o número dois da lista do MPLA às eleições gerais de 2017, e candidato a vice-presidente, foi indicado e aprovado na reunião do Comité Central do partido, que se realizou hoje em Luanda, o nome do atual ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

Luaty Beirão José Eduardo dos Santos MPLA João Lourenço Angola política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)