Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

António Costa quer "alimentação digna" para os sem-abrigo

Autarca de Lisboa defende que não é digno "refeições que são comidas nos degraus de um prédio".
22 de Janeiro de 2015 às 16:38
António Costa acompanhado por Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
António Costa acompanhado por Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa FOTO: João Relvas/Lusa

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, defendeu esta quinta-feira a criação de espaços onde os sem-abrigo possam receber refeições com dignidade, durante a inauguração de uma unidade integrada de apoio aos sem-abrigo de Lisboa.

O presidente da autarquia lançou esta ideia como "um desafio" para ser assumido "coletivamente" pelas entidades que apoiam os sem-abrigo, perante o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes, e de dirigentes da Segurança Social de Lisboa.

"Alimentação digna não é só ter uma refeição de qualidade. É poder aceder a essa refeição em condições de dignidade. E acho que há algo que nós temos de assumir. Nós hoje estamos a fazer mal este serviço de distribuição da alimentação à população sem-abrigo", disse, considerando que "não é digna a acumulação de carrinhas, o concurso e a competição de distribuição de refeições que são comidas nos degraus de um prédio, num passeio da rua ou num banco de jardim".

presidente Câmara de Lisboa António Costa provedor Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes
Ver comentários