Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Apagão teve origem na Alemanha

O apagão que ontem afectou durante cerca de uma hora várias zonas de Lisboa, litoral Centro e Norte de Portugal teve origem numa avaria na rede eléctrica alemã. O corte no fornecimento de electricidade afectou também outros países europeus. A Rede Eléctrica Nacional (REN) afirma que o serviço já foi reposto.
5 de Novembro de 2006 às 11:27
A interrupção ocorreu pelas 21h15 de Lisboa e às 21h25 o serviço foi reposto. À EDP-Distribuição compete o processo de religação dos clientes afectados.
O corte no fornecimento de energia afectou em Lisboa as zonas de Chelas, Entrecampos e Olivais, bem como a Linha do Estoril, incluindo Carcavelos e Cascais, onde o serviço só foi restabelecido depois das 22h00.
O litoral centro do país também foi afectado, mas o fornecimento foi reposto às 21h30, enquanto no Norte o serviço foi ligado às 21h50.
Na oridem do corte de energia esteve uma avaria na zona da Renânia do Norte e Vestefália, na rede alemã, que se propagou a várias zonas da Itália e França, onde afectou cerca de 10 por cento da população, interrompendo mesmo a circulação dos comboios de alta velocidade.
O disparo em série nas redes europeias, que para além da Alemanha e Itália, afectou a França, Espanha e Portugal, evitou a ocorrência de um apagão de maiores dimensões em toda a Europa.
As causas da avaria estão a ser analisadas devendo ser avançada uma explicação focial nos próximos dias, de acordo com a REN.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)