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APP critica exame de português

A Associação de Professores de Português (APP) criticou esta segunda-feira o exame nacional do 12.º ano à cadeira, considerando que a prova não avalia a maior parte dos objectivos do programa e descura, em particular, os conhecimentos de gramática.
18 de Junho de 2007 às 16:17
Segundo a APP, o exame de hoje incidiu demasiado na interpretação de texto, ficando “de fora conhecimentos tão importantes como a oralidade e a gramática, o que é um aspecto muito negativo”, sublinhou o presidente da entidade, Paulo Feytor Pinto.
Para o responsável, a avaliação da gramática foi negligenciada devido à polémica em volta da TLEBS, a nova terminologia linguística que em Abril foi suspensa do ensino básico devido à existência de erros e impressões científicas, mas que continuou a vigorar no ensino secundário.
A TLEBS, aprovada pelo Ministério da Educação em 2004, deveria ter começado este ano lectivo a ser leccionada. No entanto, muitos professores não ensinaram os novos termos, continuando a dar a antiga terminologia.
De forma a resolver o problema, o Ministério da Educação emitiu um ofício em Janeiro, antes da TLEBS ser suspensa no ensino básico, para que as perguntas relativamente à Gramática no exame do 12.º ano fossem elaboradas e corrigidas de forma a admitir igualmente as respostas dadas por alunos que aprenderam a nova nomenclatura e pelos que não a deram.
A prova de hoje, na qual estiveram inscritos 67 mil alunos, acabou por não contemplar perguntas específicas sobre Gramática. Uma falha que a APP considera ser uma maneira de “o Ministério da Educação fugir com o rabo à seringa”.
Segundo Paulo Feytor Pinto, “ a forma como o Ministério geriu a TLEBS foi muito atalhoada e foram dadas orientações muito vagas. Por isso devem ter optado por não fazer uma avaliação efectiva dos conhecimentos de gramática. Compreendemos as razões mas não concordamos”.
A APP critica ainda que, todos os anos, os conhecimentos relacionados com a oralidade não sejam testados.
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