Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Argentina vence Coreia e está nos oitavos-de-final

Enquanto em Espanha se discute a percentagem de jogadores de Barcelona e Real Madrid que Del Bosque fez alinhar no onze diante da Suíça, na Argentina agradece-se aos céus a aliança dos rivais, que tão bons frutos deu esta tarde à equipa de Diego Maradona.
17 de Junho de 2010 às 14:40
Argentina torna-se primeira selecção a apurar-se para os oitavos-de-final do Mundial
Argentina torna-se primeira selecção a apurar-se para os oitavos-de-final do Mundial FOTO: Achim Scheidemann/EPA

Ao vencer a Coreia do Sul (4-1), a Argentina tornou-se na primeira selecção do Mundial a garantir a presença na fase seguinte (oitavos-de-final) da prova. Para tal, muito contribuíram Messi e Higuaín. O primeiro, astro catalão e melhor jogador da actualidade, o segundo, principal artilheiro merengue da última temporada. Juntos, decidiram uma partida cujo resultado não traduz as diferenças entre os dois conjuntos.

Mas vamos por partes. Com Di María novamente no ‘onze’ e com uma exibição de bom nível, foi preciso  ajuda alheia para a ‘celeste’ se colocar em vantagem. Uma infelicdade de Park Chu-young, que viu o esférico tocar-lhe de raspão na perna direito e trair o guardião Jung Sung-Ryong (16’).

Estava feito o mais difícil, terá pensado Maradona. O 2-0 surgiu num ápice (33’), desta feita por Higuaín. Tento que relaxou os argentinos, em particular  Demichelis. Uma oferta do central do Bayern Munique permitiu a  Chung-Young reduzir para 2-1, ainda antes do intervalo.

Mas a tarde era de Gonzalo Higuaín. Apostado em ser uma das figuras deste Campeonato do Mundo, o jogador que José Mourinho terá às suas ordens na próxima época aproveitou as ‘diabrices’ que Lionel Messi ia aprontando aos adversário, para se isolar na lista de marcador da competição. Mais dois golos (76’ e 80’),  plenos de oportunidade, que deixaram os asiáticos a fazer contas ao apuramento.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)