Artista exibe vagina no Museu D’Orsay

A artista plástica luxemburguesa Deborah de Robertis expôs o seu sexo diante do quadro do pintor Gustave Courbet ‘A origem do mundo', no Museu D'Orsay, em Paris.
05.06.14
Artista exibe vagina no Museu D’Orsay
Deborah de Robertis chamou à sua performence 'O espelho da origem' Foto DR

A performance ‘O espelho da origem', apresentada por Deborah de Robertis no museu francês, pretendia recriar a famosa e polémica obra de Gustave Courbet, o quadro que mostra uma mulher de pernas abertas com a vagina evidenciada. Nesta quarta-feira, a artista plástica sentou-se em frente ao quadro, levantou o vestido e fez a reprodução viva do mesmo para o público daquele museu parisiense.

Embora tenha sido bastante aplaudida, a reinterpretação da obra do pintor pela artista plástica valeu-lhe uma queixa do museu por exibicionismo sexual.

Segundo o jornal francês ‘Le Figaro', Robertis entrou no salão com um robe dourado e ao som de "Ave Maria" de Schubert. Assim que levantou o vestido, também dourado, um segurança tentou tapá-la mas desistiu quando o público começou a protestar contra a censura. A publicação francesa conta ainda que Robertis só aceitou abandonar a sala quando as autoridades chegaram ao edifício.

Ao ‘Luxemburger Wort', a artista manifestou a sua indignação e negou o ato de exibicionismo do qual é acusada. "Se tirarmos as coisas do contexto, podemos reduzir esta performance a um ato de exibicionismo. Mas não há nada de impulsivo no que faço. Tudo é bastante pensado. Ao exibir a minha vagina debaixo daquele quadro, naquela sala, naquele museu, o quadro é recriado", explica. Deborah de Robertis acrescentou ainda que a sua ideia passava por representar todas as mulheres que são "engolidas pela indiferença de um sociedade cada vez mais cega".

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
42 Comentários
  • De istoeaquilo07.06.14
    Será certamente melhor o original.
    Responder
     
     1
    !
  • De JM06.06.14
    https://www.youtube.com/watch?v=LPwJS7T_M6k O original
    Responder
     
     1
    !
  • De José Casavelha06.06.14
    Se a pintura realista de uma vagina é arte, a original (aparentemente muito boa) não é!? E ofende alguém? Se a pintura não ofende,a original tb não!Moças ponham os olhos neste exmplo para acabar com a monotonia.
    Responder
     
     9
    !
  • De ze3ferino pais06.06.14
    ÁH...HÁ...HÁ...gritou o diabo quando viu a xóxóta da mãe ? O que diria se visse a desta maluca ?
    Responder
     
     2
    !
  • De Luis Sarta06.06.14
    Faz-me lembra de uma exposição de colocava uns tipos e tipas já agora, a defecar e urinar para cima de umas folhas de jormais... enfim e andam este tipos a falar de cultura e de subsidios!
    Responder
     
     8
    !