Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

"As pessoas andam a puxar o autoclismo 15 vezes em vez de uma", afirma Donald Trump

Presidente dos EUA diz que problema está a ser "analisado atentamente".
7 de Dezembro de 2019 às 15:21
Donald Trump
Donald Trump FOTO: Reuters

Os Estados Unidos da América estão a atravessar uma crise de desperdício da água e o seu presidente, Donald Trump, está em cima do assunto.

Falando aos jornalistas esta sexta-feira, em pleno processo de impeachment e depois de uma cimeira da NATO que terminou abruptamente, Trump preferiu falar de outro inimigo dos EUA: a pouca pressão da água, causada pelas leis de conservação no país.

"As pessoas estão a puxar o autoclismo 10, 15 vezes em vez de uma. Acabam por utilizar mais água", afirmou o presidente dos EUA, referindo o "problema" que está a ser "analisado atentamente". "Estamos a olhar com muita atenção para pias e chuveiros", disse Trump.

A política de descargas baixas, iniciada por George W. Bush nos anos 90 com a Lei de Política Energética, indica que novas casas de banho não podem utilizar mais de 60 de água por descarga do autoclismo.

"Vamos a um edifício novo, uma casa nova e as políticas não deixam utilizar a água. Quase não podemos lavar as mãos. O que acontece é que acabamos a demorar muito mais a lavar as mãos, usando a mesma quantidade de água", disse Trump.

E o problema não está na falta de água que, quando confrontado com questões em zonas secas e áridas, não pareceu muito preocupado. "Ela desce. Chama-se chuva."

Donald Trump Estados Unidos da América questões sociais política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)