Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Assaltos a multibancos disparam

O número de assaltos a caixas multibanco aumentou cerca de 25 por cento em 2008 face ao ano anterior, mas a maioria dos ataques ocorreu sem sucesso, de acordo com dados da SIBS.
9 de Janeiro de 2009 às 00:09
Assaltos a multibancos disparam
Assaltos a multibancos disparam FOTO: D.R.

Os dados da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços –, divulgados ontem pela Lusa, indicam que ocorreram 152 assaltos a caixas multibanco em 2008, enquanto no ano anterior foram registados 121. Apesar deste aumento do número de ocorrências, a maioria dos assaltos (95) não teve sucesso em 2008, enquanto no ano anterior foram 66 os que terminaram em fracasso para os assaltantes.

No que diz respeito aos ataques com sucesso, os dados da SIBS – empresa que gere o sistema de pagamentos automáticos – revelam que em 2007 ocorreram 55 e no ano passado 57.

Segundo a SIBS, a redução do número de ocorrências com sucesso resultou de um esforço feito pela entidade gestora do Multibanco e pelos bancos em sistemas de prevenção, como a implementação progressiva do sistema de tintagem e a ancoragem das caixas. A detenção por parte das autoridades policiais dos grupos que se dedicam a estes crimes tem contribuído, segundo a SIBS, para a redução do número de assaltos com sucesso a caixas multibanco. n

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)