Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Associação alerta para fiscalização ao gás

A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança Civil (Asprocivil) alertou esta quarta-feira para a necessidade de divulgação de medidas de prevenção, informação e fiscalização das instalações de gás e electricidade, depois de três explosões desde o início do mês.
21 de Dezembro de 2011 às 09:00
gás, electricidade, explosões, fiscalização, associação
gás, electricidade, explosões, fiscalização, associação

A Asprocivil refere em comunicado que "não aceita nem entende a fraca acção das entidades responsáveis" ao "permitir a continuação destes acidentes".

A Associação chama a atenção do cumprimento das regras após a ocorrência de três explosões verificadas desde o início, a última das quais registada na terça-feira à noite em Vila Viçosa, causando quatro feridos.

Para evitar incêndios e explosões na instalação de botijas de gás, a  Associação aconselha que se "utilize somente mangueiras certificadas com prazo de validade", e que a cada dois anos a instalação seja revista por um técnico competente.

Adverte ainda para que não se coloquem cortinas, panos ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão, sobre a botija ou sobre as mangueiras e se abram imediatamente todas as portas e janelas para ventilar o ambiente caso exista cheiro a gás.

No comunicado assinado pelo presidente da ASPROCIVIL, Ricardo Ribeiro,  diz ainda que "é perceptível que a actual organização de controlo e fiscalização  não funciona, pelo que se impõe o aumento e melhoria das medidas de prevenção e fiscalização".

Além da explosão em Vila Viçosa registaram-se ainda outras em Cerveira,  causando um ferido, e em Castelo Rodrigo, provocando três feridos.

gás electricidade explosões fiscalização associação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)