Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Austrália é membro fundador do banco internacional

País contribui com 643 milhões de euros nos próximos cinco anos.
Lusa 24 de Junho de 2015 às 07:29
A Austrália terá direito a participar plenamente nas regras de governo e funcionamento da instituição
A Austrália terá direito a participar plenamente nas regras de governo e funcionamento da instituição FOTO: Getty Images

O Governo australiano anunciou esta quarta-feira que será membro fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII) para o qual vai contribuir com 930 milhões de dólares australianos (643 milhões de euros) nos próximos cinco anos.


"Ser membro do BAII representa para a Austrália uma grande oportunidade para trabalhar com os nossos vizinhos e o nosso maior parceiro comercial para impulsionar o crescimento económico e o emprego", disse em comunicado Joe Hockey, o ministro das Finanças da Austrália, país que será o sexto maior acionista do banco.


Hockey vai participar no dia 29 de junho na cerimónia de assinatura do acordo que regem a organização do BAII em Pequim.


Como membro fundador do BAII, a Austrália terá direito a participar plenamente nas regras de governo e funcionamento da instituição.


O BAII vai ser criado com um capital de cerca de 100.000 milhões de dólares.


A 11 de junho, a imprensa chinesa noticiou que Pequim deverá assegurar quase 30% do capital do BAII, instituição de que Portugal é um dos 57 países fundadores, ficando com "poder de veto sobre as suas principais decisões".

Banco Asiático de Investimento Austrália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)